Ruth Cohen
Nascida em 27 de agosto de 1912 em Berlim, morreu em 30 de janeiro de 2010 em Düsseldorf, era uma psicoterapeuta, educadora e poeta. Ela é mais conhecida como criadora de um método de aprendizagem em grupos chamado interação tema-centrada (TCI). Ela foi a fundadora do Workshop Institute for Living Learning (WILL), hoje conhecido como o Instituto Ruth Cohn para a TCI.
Ruth foi o autor de muitos ditos poéticos, por exemplo: "Não analise em uma casa em chamas".
Foi o segunda filha de uma família judaica assimilada em Berlim. Seu pai, Arthur Hirschfeld, era um banqueiro, sua mãe Elisabeth, uma pianista, era de uma família mercante. Em 1931/32 estudou economia e psicologia nas universidades de Heidelberg e Berlim. Quando Hitler chegou ao poder em 1933, depois de experiências perturbadoras e assustadoras com o nacional-socialismo , ela fugiu para Zurique, na Suíça, onde estudou psicologia e minored em medicina pré-clínica e psiquiatria na Universidade. Além disso, estudou educação, teologia, literatura e filosofia. De 1934 a 1939, ela também foi treinada como psicanalista na Sociedade Internacional de Psicanálise. Em 1936, ela - como todos os judeus alemães que viviam em países estrangeiros - perdeu sua cidadania alemã. Em 1938, ela se casou com Hans-Helmut Cohn, estudante de medicina da herança germano-judaica.
Em 1940, sua filha Heidi Ursula nasceu. No ano seguinte, a família emigrou para os Estados Unidos. Lá, ela foi treinada na Educação Progressiva da Primeira Infância na Escola Bank Street (agora Escola de Educação do Banco da América) na cidade de Nova York. De 1941 a 1944, ela foi treinada como psicoterapeuta no William Alanson White Institute of Psychiatry, Psychoanalysis & Psychology em Nova York. Na Universidade de Columbia, ela obteve o mestrado (M.A.) em psicologia e tornou-se certificada como psicóloga. O filho Peter Ronald nasceu em 1944. Seu neto Eric Bert Weiner nasceu em 1971. Sua neta Elizabeth Emily Weiner nasceu em 1975.
Em 1946, depois de se divorciar, mudou-se com as duas crianças para Nova Jersey e iniciou uma prática psicanalítica privada na cidade de Nova York. Não menos importante por seu treinamento em terapia de grupo, ela foi gradualmente levada da psicanálise clássica na direção da psicoterapia experiencial. Em 1955, ela iniciou uma oficina com o tema "Contra-transferência", cuja abordagem metódica formou a base para o desenvolvimento da terapia experiencial e da interação tema-centrada (TCI).
Interação centrada no tema
Havia dois aspectos que levaram à criação da TCI: Em primeiro lugar, "o sofá era pequeno demais"! O sofá da psicanálise era apenas para uma pessoa por vez. Não seria possível servir o progresso do humanismo no casamento, na escola, na política, na vida profissional por meio da psicologia, psicoterapia e pedagogia? O sofá era pequeno demais: o grupo era necessário.
Em segundo lugar, Ruth Cohn estava insatisfeita com a descoberta de que os grupos terapêuticos estavam tão cheios de encontros e experiências humanas, já que a vida nas salas de aula era tão acadêmica, tão abstrata. Deve ser possível formar e liderar grupos de aprendizagem e de trabalho de tal forma que houvesse alguma ativação por diálogo animado, alguma autodeterminação, algum envolvimento pessoal. A resposta foi TCI.
No início da década de 1960, Ruth Cohn trabalhou em empresas comerciais usando a TCI pela primeira vez. De 1965 a 1966, ela foi treinada em gestaltoterapia por Fritz Perls. Ela fundou o Workshop Institute for Living Learning (WILL) 1966 em Nova York e em 1972 na Suíça, um instituto de treinamento e pesquisa em interação tema-centrada.
Mais tarde, anos depois de ter sido convidado para congressos europeus muitas vezes, ela finalmente fechou sua prática privada nos EUA e, em 1974, voltou para a Europa e foi morar em Hasliberg-Goldern (Suíça), onde consultou a Ecole d'Humanité até 1998 Ela também abriu uma prática privada e trabalhou como professor da TCI. A partir de 1994, ela viveu no Hasliberg apenas nos meses de verão, mas, de outra forma, com a amiga e WILL se formaram, Helga Hermann, em Düsseldorf (Alemanha). Ela morreu em Düsseldorf.
Ruth deixa para trás uma organização bem estabelecida, o Instituto Ruth Cohn para a TCI Internacional, com sede em Basileia, na Suíça. Sua vida e trabalho influenciaram a vida e o trabalho de muitos outros em vários continentes, mas a maioria de suas publicações estão em alemão. Ela é sobrevivida por seu filho Peter, que vive em Denver, Colorado, e por seu neto Eric na Providence e neta Elizabeth em Nova York.