Como acontece
Proposto o objetivo da constelação, prepara-se a reunião com os envolvidos e representantes, o facilitador solicita ao Cliente indicar, quem e o que representará na constelação, com o desenvolvimento da reunião o facilitador, através de observação, coleta as informações do sistema, uma vez concluído o quadro, aplica os princípios básicos, que são, o pertencimento, o respeito e a hierarquia, verifica como estão dispostos no sistema, ai vai adequando e sugerindo qual o melhor posicionamento dos colaboradores, departamentos e empresa.
Todo esse movimento é feito de maneira intuitiva, coletando as informações dos campos morficos (consultar Ruppert Sheldrake na pagina ¨A Base¨deste site), os representantes vão se posicionando de maneira natural e serena, expressam seus sentimentos, e são questionados quanto a quais movimentos gostariam de fazer, se estão confortáveis em sua posição, com isso, acontece a simulação. As informações coletadas na constelação fornecem subsidios suficientes para solução da questão solicitada.
Confidencialidade
Em situações que exigem confidencialidade e privacidade é possível utilizar esta metodologia com procedimento oculto onde as informações só são reveladas aos interessados ou, só com a presença do Cliente e substituindo os representantes por objetos e figuras. As soluções encontradas com representantes “reais” têm mais força e impacto, mas esta abordagem mais privada é muito interessante como diagnóstico e de início de trabalho ou quando as circunstâncias assim o exigem.
Pertencer, Respeitar e Equilibrar
Agilidade nas informações
O interessante desta metodologia é que o Cliente fica com uma imagem da sua situação atual, da eventual solução e dos caminhos a percorrer. Tudo é feito de uma maneira intuitiva, fluídica e de fácil aplicação o que faz com que a solução seja pré visualizada pelo Cliente . Qualquer pessoa que ocupe uma posição de responsabilidade, na indústria, comércio, serviços, governo, organizações de saúde, educacional ou social, pode beneficiar-se desta metodologia e encontrar boas soluções em muito pouco tempo, através das dinâmicas de simulação de ações futuras.